O Pós Modernismo e o Movimento PunkO período do design gráfico pós-modernista surgiu por volta de 1960 a 1980 e tinha como significado principal o rompimento com os estilos vanguardistas do período moderno, como por exemplo, o Estilo Internacional, que se manifestou principalmente através do rigor e da precisão da escola suíça, que se tornou dominante desde a Bauhaus. No período pós-moderno a legibilidade é questionada, as peças gráficas não ficam tão óbvias como no período moderno, cria-se um paradigma onde o leitor deve ser conquistado. Dentre isso, à medida que o pluralismo crescia na sociedade, os designers passavam a contestar as doutrinas modernistas - será mesmo necessário a utilização de grids ou de outras “ferramentas” nas quais impõem regras? Dentre estes questionamentos e do desenvolvimento do design gráfico e sociedade, o homem pós-moderno passa há abandonar ordens em nome da liberdade individual, o que acabou provocando certo desconforto entre os designers mais conservadores da época, afinal, os designers que vinham do período moderno e principalmente, do Estilo Internacional, estudavam muito para se chegar a um conceito fiel à legibilidade na criação de suas peças. No decorrer do período pós-moderno surgiu o movimento britânico punk, nele os designers fizeram uma fragmentação de imagens e tipografias distintas, onde o caráter era o rompimento com a previsibilidade dos designers profissionais. Surgiam assim os “antidesigners” que se utilizavam muito do experimental, como colagens, letras feitas à mão, utilização de máquina de escrever e muitos outros materiais para expressar o quanto eles eram contra todo aquele profissionalismo. Jamie Reid foi uma figura-chave nesse movimento com a criação de diversas peças gráficas, como por exemplo, capas de discos, cartazes de bandas de rock como Sex Pistols (1977). |
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Nascido em 1947 era um artista britânico anarquista, seus trabalhos continham letras recortadas de jornal, alfinetes, imagens rasgadas etc. Estes ruídos gráficos gerados por Reid são considerados como o trabalho fundamental no estabelecimento de uma estética visual diferenciada, o recurso era adotado por diversos designers, afinal, não se omitiam como no período modernista, o designer era mais expressivo, mostrava mais sua opinião e passava a ser mais presente realmente no estilo estético do layout. |
O tempo pós-moderno é pautado muito pelo dinamismo no ambiente de convívio não só dos designers, mas da sociedade. Tudo o que é feito no dia a dia, se tratando de aspectos visuais, interferem diretamente na comunicação e dependendo do uso e aplicação, pode passar uma mensagem de agressividade ou de simpatia ao leitor, características das quais transpassam a parte estética do layout, contestando tudo o que há a sua volta. Texto de Robson Lacerda |